Immersion into Culture and Entrepreneurship - Projeto de Extensão

Inscreva-se para participar até dia 16/Agosto/2021 como pessoa voluntária no projeto intitulado Imersão na Cultura do Empreendedorismo – voltado a criar espaços para o desenvolvimento de pessoas afro-brasileiros na língua inglesa e em competências profissionais relacionadas a empreendedorismo. 

Digital Solutions
Boost your Success

A Imersão em Cultura e Empreendedorismo está sendo implementada através de uma parceria entre a Coque Connecta e CESAR School. 

O propósito do Coque Connecta é usar a educação como uma ferramenta que promova autoconhecimento, protagonismo e conexão dentro e fora da periferia. Nós não queremos apenas nutrir sonhos, queremos ensinar os nossos jovens a transformá-los em realidade.

A CESAR School é, antes de tudo, uma escola de Inovação. Formamos profissionais inovadores, capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade. 
 

O presente projeto foi aprovado no edital para o Programa Anual de Patrocínios do Consulado Geral dos EUA no Recife, com resultado divulgado em Outubro de 2020. O programa oferece oportunidades de suportes financeiros para organizações que implementam projetos nas áreas de interesse estratégico para a Missão Diplomática dos EUA no Brasil, como: democracia, empreendedorismo, ensino de inglês, ciências e tecnologia.

Digital Solutions
Boost your Success

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar

Themes
Users
Active Installs

Sobre o Projeto

O projeto Imersão na Cultura do Empreendedorismo irá habilitar jovens para participação cívica e criação de oportunidades de empreendedorismo em diversos setores por meio do treinamento de 80 jovens (16 a 26 anos) Afro-brasileiros. 

Os principais objetivos do projeto estão descritos abaixo:

  • Desenvolver competência relacionada ao aprendizado da língua inglesa, empreendedorismo e processo de inovação;
  • Promover a consciência sobre a cultura e identidade afro-descendente;
  • Criar conexão entre a história dos Afro-brasileiros e Afro-americanos; e 
  • Desenvolver nos estudantes competências como protagonismo, liderança, trabalho em equipe e intra-empreendedorismo.

A seguir, os conteúdos previstos no treinamento podem ser vistos:

DINÂMICAS E METODOLOGIA

As pessoas selecionadas como voluntárias serão integradas às equipes de trabalho constituídas por pessoas colaboradoras do CESAR, do Coque Conecta e de outras parcerias previstas na execução do projeto. Ao integrar a equipe, é esperado que participem de encontros pontuais, reuniões de alinhamento e das ações inerentes à função prevista na seção Responsabilidade da Pessoa Voluntária. 

O treinamento tem uma carga horária total de 54h (cada turma), a qual será distribuída em 3 encontros semanais (3h cada) ao longo de 6 semanas. Cada turma será composta por até 20 estudantes, e está prevista a execução de 4 turmas. 

Além do treinamento, as pessoas afro-brasileiras também se beneficiarão de atividades de mentoria, oferecidas pelas pessoas da comunidade negra do Brasil e/ou dos Estados Unidos priorizando alinhar suas áreas de interesse. 

CHAMADA PARA PESSOAS COLABORADORAS VOLUNTÁRIAS DO PROJETO

Convidamos pessoas que estudam  na CESAR School a integrarem a equipe de pessoas voluntárias para desenvolver o projeto em questão. 

 A inscrição é gratuita e estará aberta até às 23h59 do dia 29 de Julho de 2021 (quinta-feira).

RESPONSABILIDADE DA PESSOA VOLUNTÁRIA

A jornada do projeto está pautada em criar oportunidades para integrantes da comunidade negra, transformando sua realidade, a partir da oferta de expertises técnicas e contribuindo para o desenvolvimento de competências voltadas à liderança e aos negócios.  Desta forma, acredita-se que as pessoas participantes terão acesso às técnicas e ferramentas necessárias para resolver problemas e tornarem-se agentes de mudança. 

As responsabilidades das pessoas voluntárias devem estar embasadas na premissa descrita anteriormente e as possíveis atividades previstas para as pessoas integrantes da equipe de trabalho  estão detalhadas a seguir:

Planejar e Ministrar treinamentos – disponibilidade aproximada (depende do módulo) de 16h distribuídas nas aulas e atividades de planejamento (por turma);

  • Planejar e realizar mentorias – disponibilidade de 10h distribuídas nas 6 semanas (por turma) para acompanhamento dos jovens, em alinhamento com mentores dos Estados Unidos;
  • Criar identidade visual e peças de divulgação do projeto – disponibilidade de 24h, 16h no início do projeto e as demais horas distribuídas ao longo da jornada do projeto. 
  • As pessoas participantes deverão atuar nas atividades previstas para sua responsabilidade, nas datas e horários comunicados previamente.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Estudantes da CESAR School com conhecimento intermediário a avançado em inglês.

Não há perfil específico, mas destacamos os seguintes campos de interesse: Design Social, Processos de Design, Empreendedorismo, Modelo de Negócio e Comunicação. 

COMPROMISSO DAS PESSOAS VOLUNTÁRIAS

As pessoas voluntárias se comprometem a participar das ações e atividades do projeto, assim como contribuir nas estratégias para alcançar os objetivos de transformação propostos. As pessoas voluntárias autorizam que os resultados obtidos a partir do projeto sejam publicados em documentos e artigos científicos impressos e virtuais, nas redes e sites dos organizadores.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO DAS PESSOAS VOLUNTÁRIAS

Para a seleção das pessoas participantes, será avaliado o perfil das pessoas interessadas, seus interesses, disponibilidade e motivações para participarem da co-criação e execução do projeto de Imersão de acordo com os dados descritos na inscrição do formulário.

O QUE EU GANHO SENDO UMA PESSOAS VOLUNTÁRIA?

  • Um ambiente multicultural singular para a aprendizagem colaborativa e inovação cidadã;
  • A possibilidade de aprender novos processos, metodologias, conteúdos, linguagens;
  • Ampliação e construção de novas redes de relacionamentos e parcerias baseada na colaboração, redes profissionais e afetivas;
  • Certificado de participação emitido pela CESAR School com carga horária variando de acordo com a atividade para qual fizer inscrição.

CERTIFICAÇÃO 

Todas as pessoas voluntárias receberão um Certificado de Projeto de Extensão emitido pela CESAR School. 

CRONOGRAMA

ETAPAS

DATA

Publicação da Chamada para colaboradores(as) voluntários (as)

19 de Julho de 2021

Chamada para pessoas  voluntárias

19 a 29/Julho de 2021

Publicação pessoas selecionadas

até 06 de agosto de 2021

Início das Atividades

16 de Agosto de 2021

Realização das Atividades – Identidade visual do projeto

A definir

Realização das Atividades – Execução dos módulos de treinamento 

A definir

Realização das Atividades – Mentoria 

A definir

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

Diante das condições sanitárias na presente data de divulgação do edital, as atividades acontecerão em formato remoto.

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. A inscrição pressupõe a concordância com as regras estabelecidas neste edital de processo seletivo.
  2. As questões não previstas devem ser encaminhadas para o e-mail abaixo e serão tratadas conforme direcionamento institucional..
  3. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: mto@cesar.org.br 

 

Recife (PE), 19 de Julho de 2021.